TRABALHO LITIO ISA
O que é Carbonato de Litio:
Carbonato de Litio é um sal semelhante ao sal de cozinha, retirado de um mineral chamado Petalita, usado para tratar pacientes em crises de transtorno afetivo bipolar (antiga Psicose Maníaco-Depressiva - PMD) ou para estabilizar o humor dessas pessoas.
O mecanismo de ação exato do carbonato de lítio ainda não foi estabelecido. Duas teorias são postuladas: a primeira é de que haveria um aumento no transporte do íonsódio através da membrana neuronal; a segunda é que o lítio diminui a responsividade dos receptores sensíveis aos hormônios. Sua eficácia nesse sentido é muito grande e sua principal desvantagem está em ser tóxico em doses pouco superiores às terapêuticas. É prontamente absorvido pelo trato gastrointestinal e não sofre metabolização. Sua meia vida se dá em cerca de 5 a 6 horas e o início de sua ação terapêutica pode levar de 1 a 3 semanas. É excretado quase totalmente pelos rins, em forma inalterada. Qual a ação terapêutica esperada de Carbonato de Litio:
O carbonato de lítio tem como principal finalidade o tratamento dos estados maníacos do transtorno bipolar. Muitos pacientes com depressão que não se alterna com exaltação também se beneficiam dele quando se associa a ele um antidepressivo. O carbonato de lítio também é usado com resultados terapêuticos positivos em crianças com hiperatividade. Como o médico prescreve Carbonato de Litio:
Cada caso é diferente de outro e exige doses e modos diferentes de tomar. Lembre-se que muitas vezes uma medicação deixa de fazer os efeitos esperados ou apresenta muitos efeitos colaterais ou tóxicos porque sua dosagem não está bem adequada.
No caso do carbonato de lítio, as doses tóxicas são muito próximas das doses terapêuticas e, por isso, a medicação deve ser tomada com especial observância das doses prescritas. Portanto, é importante seguir exatamente as orientações do médico e não mudar a dose ou a forma de tomar o medicamento por