placa mae
PLACA MÃE
MOTHERBOARD
MANAUS/AM
FAMETRO METROPOLITANA DE MANAUS (FAMETRO)
CURSO:GESTAO DA PRODUÇÃO INDUSTRIAL
PROFº:CID OLIVEIRA
EQUIPE: ELVIS NASCIMENTO MARCOS RIBEIRO PRISCILA CARMO REGINA MARTINS
Trabalho solicitado pelo Profº Cid que ministra a disciplina de processo de fabricação, com requisito parcial para obteção de nota.
MANAUS/AM
INTRODUÇÃO
Nos dias de hoje os computadores estão cada vez menores, na década de 70 tínhamos os chamados Mainframes que eram computadores gigantes, chegavam a ocupar uma sala ou até um andar inteiro. O computador não era nada compacto, processador ficava em uma caixa, memória em outra, e assim por diante.
Em 1982 a IBM propôs o conceito de Motherboard (Placa mãe) para um computador que estava prestes a lançar o IBM-PC. Nele vinha a placa mãe, slot para CPU, memória RAM, chip de ROM, controladores de DMA (Endereço de Acesso Direto a Memória) e RQ(Endereço de Interrupção) tinha também um speaker e uma porta para teclado.
O QUE É UMA PLACA MÃE?
A placa mãe é uma placa de circuito impresso, caracterizada por ter vários componentes integrados e também por poder ser expandida por meio dos slots que tem a função de dar á placa uma função que ela não tinha. Também é conhecida como Mainboard, Systemboard e Logic board(nome utilizado pela apple) e também é muito conhecida nos blogs e fóruns como “mobo”. O termo Motherboard é referenciado principalmente pela a arquitetura X86, para quem não lembra a família X86, é aquela família do 286,386,486, o “X” representa um número antes do 86. Tem também a família X64 que era um X86 de 64 bits, e o X86 era de 32 bits. No final da década de 80 inventaram o chip super I/O que suportavam teclado mouse os drives as portas seriais e paralelas. Na década