Trabalho Literatura
Trabalho
De Literatura
Nome: Gabrielly Trojahn
Turma: 302
Professora: Sandra Rossato
Entrega: 14/07/2015
O Tempo e o Vento (Érico Veríssimo )
O Continente
O Tempo e o Vento é uma saga, uma das mais importantes obras de Érico Veríssimo que narra 200 anos de história da formação do Rio Grande do Sul sob o ponto de vista da família Terra-Cambará.
Parte integrante da Obra “O Tempo e o Vento”, “O Continente” é o início da história, que é narrado em estilo flash-back pela personagem Bibiana Terra, quase centenária, quando os moradores do casarão onde a família mora estão presos por conta da Revolução Federalista de 1895.
Contando com um exímio trabalho de pesquisa histórica e um brilhante estilo narrativo, Érico Veríssimo traz sob o olhar da ficção uma série de fatos reais que contornam a história de O Tempo e o Vento. Através de uma narrativa rápida, bastante parecida com o estilo novelístico, ele conseguiu trazer uma série de elementos que vão se repetindo ao longo de toda a narrativa, em seus 200 anos de história, tais como o punhal de Pedro Missioneiro e a frase de Ana Terra: “noite dos ventos, noite dos mortos”.
Dos 3 volumes, “O Continente” é o que apresenta mais episódios. A história é sub-dividida em 7 episódios, em que cada um deles traz uma parte da formação desta família, e cada episódio é intercalado pela narração do último deles, O sobrado.
O primeiro episódio, intitulado “A Fonte”, se passa em 1745 e conta a história de uma índia grávida de um menino. A índia morre no parto, mas o menino nasce forte e mestiço de branco, o índio Pedro Missioneiro, que tem visões que impressionam seu padrinho, o Padre Alonso. Ele vive em uma das missões jesuíticas de Sete Povos das Missões. Prevendo a Guerra Guaranítica e morte de seu líder, Sepé Tiarajú, Pedro foge e volta apenas no episódio seguinte, Ana Terra.
O episódio “Ana Terra” é um dos decisivos para o