Estrategia de Precos na Officenet Staples

8383 palavras 34 páginas
NA0P94

Estratégia de Preços na Officenet Staples
Andrés Terech, UCLA, Anderson School of Management
Javier J. O. Silva, IAE Business School, Austral University
María Barale, IAE Business School, Austral University

D

esde o início, aOfficenet Staples (ON), empresa especializada na comercialização de artigos para escritório, tinha adotado um estilo de gerenciamento baseado na confiança. “Trabalhamos com os princípios neoclássicos: os agentes são inteligentes, têm toda a informação que precisam e conhecem nosso modelo de negócio; portanto, desejam o melhor para a rentabilidade da nossa companhia”, explicava Leo Piccioli (Leo), o novo gerente geral da ON. Entretanto, o relatório que estava lendo mostrava que, em média, os vendedores da ON reduziam os preços de aproximadamente 40% dos artigos de cada ordem de compra. Este dado deixava Leo surpreso e debilitava sua convicção de que o sistema de preços vigente era adequado para atingir os objetivos de rentabilidade da ON estabelecidos pela Staples quando adquiriu a firma no final de 2004.
Em maio de 2005, com a união entre a ON e a Staples já encaminhada, Leo, economista de 33 anos de idade, havia assumido como gerente geral da ON Argentina.
O cargo representava um grande desafio para ele, pois teria que liderar seus ex-colegas e amigos. Antes de entrar na ON, em 1998, como gerente de logística, Leo tinha trabalhado como jornalista na seção financeira de um jornal local e tinha cofundado uma companhia de Internet. Seus colegas o descreviam como “uma pessoa criativa que procurava ideias novas constantemente”.
Em meados de julho de 2005, apenas alguns meses depois de sua nomeação, seu desafio mais urgente consistia em definir a política de preços da ON. Quando estava indo buscar um café, passou pelos cubículos dos representantes de venda e perguntou a si mesmo quantos deles deixariam a ON se fosse decidido restringir sua liberdade para fixar preços. Sabia que as faculdades outorgadas aos funcionários da ON tinham sido um

Relacionados

  • D h l industria de transporte aéreo
    7861 palavras | 32 páginas