Trabalho literatura
1. O ensinamento que a obra nos passa é que o pintor Pieter Claesz mostrar a transitoriedade da vida na terra com: a caveira representando a morte, o relógio mostra que o tempo está sempre avançando, a flor mostra a natureza da vida em si, e a vela demonstra a ideia de uma hora tudo irá acabar nessa vida.
2. Todos esses objetos sintetizam o termo latino "memento mori", que, se traduzido, significa "lembre-se de que deves morrer", nos lembrando de que a vida é efêmera, e que todos esses objetos são apenas "vaidades da vida humana". Que perante a figura de Deus não significam nada.
3. Pode-se dizer que “agudeza” é a manifestação de uma inteligência vivaz. Consiste em dizer algo que, como resultado de processos engenhosos, sobrepuja o mero raciocínio lógico.
Já ‘’engenho’’ se dá basicamente pela força intelectual compreendida por dois fatores: Perspicácia dialética e a versatilidade retórica. Algo que já condiz com a palavra, ou seja engenhoso.
4. O cultismo é uma linha de pensamento do Barroco, um movimento contra-reformista. Tal vertente tem como principal objetivo descrever o mundo e suas sensações por meio do uso( e abuso) de figuras de linguagens. O cultismo valoriza a forma e a imagem construída no texto através de jogos de palavras, como as metáforas, metonímias, antíteses, paradoxos e hipérboles. Na poesia de Gregório de Matos, esse poeta transmite ao leitor o sentimento de angústia do eu lírico por meio da firmeza da inconstância do mundo, um paradoxo. Ainda é abordado uma dificuldade em entender e aceitar o mundo real como ele é. O conceptismo se da por conta da rica argumentação, que por sua vez é rica em metáforas, analogias entre