Obras de goya
Francisco de Goya trabalhou temas e retratos diversos de personalidades da corte espanhola e de pessoas do povo, como a - A Família Real e A Leitura de Bordinc- os horrores da guerra – Os Colons – a ação incompreensível de monstros – Saturno devorando um de seus filhos – e cenas históricas “os fuzileiros de 3 de Maio, que representa o fuzilamento de soldados franceses, de cidadãos espanhóis contrários a ocupação do seu país pelo Imperador Napoleão.
Entre tantas obras fortes e representando violência, Goya pintou as Majas no Balcão. Um dos quadros mais conhecidos o mundo. Um quadro que mostra o romantismo de Goya, a suavidade e a beleza.
1 ANALISANDO AS OBRAS ARTÍSTICAS: VÍDEO DE GOYA.
As obras de Goya são analisadas passo-a-passo, por detalhes. Descrevendo as obras mais famosas, como por exemplo: As Velhas e As Novas, detalhando-as em cores, objetos, expressões. Seus auto-retratos em várias idades. Retratos de amigos ou aristocratas de quando Goya era pintor da câmara Real. Quadros com cenas históricas, pinturas sombrias e também suaves, logo dando entrada para as luzes do Impressionismo.
A importância de Goya na pintura e na gravura é mostrada também, onde ele pode manifestar de forma extremamente expressiva o espirito do humor espanhol, que tende para a deformação e até para o trágico. Mostra a sátira social, o erotismo e a feitiçaria, como obra oposta a razão. Goya fustigava as crendices do tempo. Emblemática é a obra que traz a inscrição “O sono da razão produz monstros”.
2 ESTILO ARTÍSTICO DE GOYA, O BARROCO.
O barroco foi o movimento que deu continuidade ao Renascimento. Foi caracterizado pelo seu abundante de luzes e sombras, como pelo maior realismo nas pinturas.
O barroco foi considerado um movimento artístico marcado pela dramaticidade, realismo, dinamismo e contrastes mais fortes. Ele é também caraterizado por ter forte presença na igreja. A arte barroca foi um importante instrumento da contra reforma. Como os artistas (sobretudo