TRABALHO LIGIA
Política de Seguridade Social: implicações jurídicas, políticas e sociais em prol da cidadania
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
2.1 PRINCIPIOS E OBJETIVOS DA SEGURIDADE SOCIAL A LUZ DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL 4
2.2 CONTRIBUIÇÕES JURIDICAS PARA A SEGURIDADE SOCIAL 5
2.3 CONCEPÇÃO E GESTÃO DA POLÍTICA SOCIAL NÃO CONTRIBUTIVA NO BRASIL. 6
2.4 O PERFIL E AS FUNÇÕES DO ASSISTENTE SOCIAL NA ÁREA DA PREVIDÊNCIA SOCIAL 11
3 CONCLUSÃO 12
REFERÊNCIAS 13
1 INTRODUÇÃO A seguridade social é entendida como uma grande conquista do cidadão, pois é através deste importante instrumento que seus direitos são mantidos e amparados conforme os preceitos contidos na Constituição Federal. Sendo assim, fica demonstrado que a temática é de suma importância para o profissional de Serviço Social, tendo em vista a realidade em que o nosso país esta inserido, pois a classe vulnerável é muito grande. O presente trabalho possui o papel de demonstrar os temas que estão diretamente ligados com a seguridade social, possuindo como fonte os conhecimentos adquiridos nas aulas teóricas, comparando-o com os conhecimentos contidos na Constituição Federal, explanando os objetivos e garantias contidos na nossa Carta Magna.
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 PRINCIPIOS E OBJETIVOS DA SEGURIDADE SOCIAL A LUZ DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL
Seguridade Social nada mais é do que um conjunto de políticas sociais, que possui como finalidade assistir e amparar o cidadão e toda sua família em todas as situações consideradas critica, tais como velhice, doença e desemprego. A seguridade social visa garantir três importantes papeis no meio da sociedade, sendo eles:
Social: proteção, dignidade e diminuição da pobreza;
Econômico: estudos demonstram que em mais de 67% dos municípios brasileiros o valor pago pela previdência é maior que sua arrecadação;
Político: Paz social.
A seguridade social esta inserida na Constituição Federal no seu artigo 194,