Comunicação
Ligia Maria foi contratada para trabalhar no serviço de alimentação do Hospital WH. Ela era casada, mas não tinha filhos. O serviço para o qual foi contratada exigia que ela trabalhasse duas vezes na semana das 05:00 às 14:00 horas. Nos três dias restantes, ela trabalhava no horário normal, das 08:30 às 17:30. Quando foi contratada, ela se esqueceu de ouvir as informações sobre o horário de trabalho mais cedo, ou o RH esqueceu-se de passar-lhe a informação. Ela está certa de que se lhe tivesse sido mencionado, teria sido ouvido, porque, diante desta condição, não o teria aceitado.
Durante as primeiras semanas de trabalho, Ligia Maria era solicitada apenas para o turno normal de trabalho para que o instrutor lhe mostrasse como executar a sua tarefa; desta maneira, ela pensava estar no turno normal. Lembrou-se vagamente que, ao término de sua segunda semana de trabalho, o seu supervisor falou-lhe algo sobre iniciar seu horário normal; porém ela não o entendeu bem, mas também não procurou se informar melhor. O resultado foi que Ligia Maria não compareceu ao trabalho no horário marcado. Quando ela se apresentou em seu horário regular às 08:30 horas, o seu supervisor chamou-lhe a atenção pela falta de responsabilidade. Ligia Maria avisou que ela não poderia trabalhar no turno da madrugada por motivos familiares e pediu demissão.
Atividade:
1) A partir do estudo de caso, analise o processo de comunicação ocorrido entre a contratada e os setores da empresa nos quais ela teve contato e as consequências geradas.
2) Como o grupo conduziria o processo de comunicação com a Ligia Maria considerando as necessidades específicas da empresa e da contratada?