Trabalho Lean Manufacturing 1
PRÓ-REITORIA ACADÊMICA
CURSO DE PROCESSOS GERENCIAIS
Cris Lima
LEAN MANUFACTURING
Sorocaba/SP
2015
UNIVERSIDADE DE SOROCABA
PRÓ-REITORIA ACADÊMICA
CURSO DE PROCESSOS GERENCIAIS
Cris LIma
LEAN MANUFACTURING
Trabalho de Gestão da Produção
Professor Itamar Monteiro
Sorocaba/SP
2015
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 1
HISTÓRIA. 1
CONCEITO. 3
FERREMENTAS 5
5S (cinco esses) 5
Poka Yoke (PY) 5
Just-in-Time (JIT) 6
Manufatura de Fluxo Contínuo (MFC) 6
Trabalho Padrão (TP) 8
Troca Rápida (TR) 9
Manutenção Produtiva Total (MPT) 9
Teamwork 10
Kaizen 10 Kanban – sistema de puxar 10 Células de Manufatura 13 Jidoka 14 Diagnóstico e Planejamento 14
VANTAGENS E DESVANTAGENS 15
ESTUDO DE CASO 16
CONCLUSÃO 23
REFERÊNCIA. 24
INTRODUÇÃO
As exigências dos consumidores e o crescimento dos concorrentes obrigam as empresas a buscarem novas práticas de manufatura. Nos tempos atuais as empresas devem produzir bens ou serviços com qualidade, entregar exatamente no momento que o cliente deseja a um mínimo custo possível. Qualidade, tempo e custo são, portanto, objetivos que devem ser alcançados de forma conjunta. Para atingir esses objetivos, as organizações têm obtido consideráveis esforços no sentido de promover a melhoria contínua do processo de manufatura e assim garantirem sua posição no seu mercado.
O Lean Manufacturing ou Produção Enxuta (termo utilizado para descrever a o Sistema da Toyota para a manufatura) é uma filosofia de gerenciamento que procura otimizar a organização de forma a atender as necessidades do cliente no menor prazo possível, na mais alta qualidade e ao mais baixo custo, ao mesmo tempo em que aumenta a segurança e o moral de seus colaboradores, envolvendo e integrando não só manufatura, mas todas as partes da organização.
Neste trabalho veremos o exemplo da empresa Becton Dickinson que adotou a filosofia Lean Manufacturing como recurso para enfrentar à competitividade acirrada que se encontra o mercado atualmente.
HISTÓRIA