Trabalho karl marx
Professora: Beatriz Mateus Pereira
Aluna: Evelin Ferreira Bastos
Vida e Obra de Karl Marx
Itaperuna, 19 de abril de 2010
Professora: Beatriz Mateus Pereira
Aluna: Evelin Ferreira Bastos
Disciplina: Sociologia
1º período
Curso: Administração
Karl Marx, um cientista social, historiador e revolucionário, nasceu a 5 de maio de 1818 em Treves, capital da província alemã do Reno, cuja tradição remontava aos tempos de Roma. Treves desempenhava, no século XIX, importante papel na cultura dessa região, misturando o liberalismo revolucionário, vindo da França, com reação do Antigo Regime, liderada pela Prússia.
Filho de Hirschel, um advogado bem-sucedido e conselheiro de justiça de origem judaica, intelectualmente um racionalista de formação tipicamente iluminista. Em 1824 abandonou o judaísmo, batizando-se com o nome de Heinrich. Filho de Enriqueta Pressburg, uma dona-de-casa que, apesar de descendente de rabinos, não teve qualquer influência intelectual sobre sua formação. Era uma família de classe média, de situação confortável. De sua juventude não se sabe nada significativo. É apenas interessante observar que o futuro ateísta fanático tenha escrito um ensaio de conclusão do curso secundário sobre o tema “A Unificação dos Crentes em Cristo”.
Aos 17 anos, Marx se matriculou na Faculdade de Direito da Universidade de Bonn. Não foram, porém, tempos de muito estudo e trabalho. O jovem descobriu a vida boêmia do estudante romântico, esbanjou dinheiro (ao menos ao entender de seu pai), e escreveu versos apaixonados à sua amiga de infância, Jenny von Westphalen. Em 1836, voltando de Bonn, ficou noivo dessa jovem e idealista de rara beleza filha do barão von Westphalen. Esse casamento desigual se deparou com grande oposição de ambas as famílias, vindo a se realizar-se oito anos depois.
Para realizar o desejo do pai, que pedia o término dos estudos antes do casamento, Marx matriculou-se, em julho de 1836, na Universidade de Berlim, maior e