TRABALHO JOCELY
CURSO: LETRAS
DISCIPLINAS NORTEADORAS: LINGUA INGLESA II E MORFOLOGIA
FLAVIA ASSUNÇÃO DE MORAES ZANCHETTA – RA: 9608518509
JOCELI DOS SANTOS – RA: 9675486965
MARISA ANTUNES DE CAMARGO – RA: 8520920458
Tutor: Rodrigo Pereira Araujo
Pilar do Sul/ Maio 2015
INTRODUÇÃO
O presente projeto tem por objetivo analisar os “erros” na escrita dos alunos do 7º ano e destacar a importância do docente em dar muita atenção aos mesmos, pois, através do reconhecimento de tais erros, será mais fácil realizar um trabalho específico de forma eficiente, melhorando assim a aprendizagem em sala de aula. É importante que o docente volte suas atenções para o educando e suas necessidades, através do conhecimento da realidade linguística e social do aluno e suas limitações.
E a sala de aula é o ambiente propício para esse conhecimento, pois é no dia a dia que podemos perceber quais são as dificuldades mais frequentes encontradas nos textos dos alunos e assim desenvolver um trabalho prático e objetivo para eliminar tais problemas da melhor maneira possível.
Ao professor de Língua Portuguesa cabe um compromisso ainda maior, pois através da nossa linguagem é viável desenvolver uma conversa afetiva com o aluno, sobre sua forma de escrever e se comunicar em sala de aula. O educador, ao notar as dificuldades dos alunos, deve atentar-se às pistas encontradas nas produções textuais dos alunos, para aplicá-las como ações construtivas no ensino, a partir de uma construção solidária e compartilhada entre educando e educador na busca do diagnóstico e solução dos problemas linguísticos encontrados nos textos dos alunos.
É importante ressaltar que os autores não abordam os erros como uma questão de “certo” ou “errado”, mas sim de “adequação” e/ou “inadequação”, conduta que o aluno e o professor devem aderir em sala de aula.
JUSTIFICATIVA
Com base em uma concepção pedagógica comprometida e voltada para o