Trabalho. Isoprocessos
Introdução 1
Isoprocessos 2
Processo isotérmico (Lei de Boyle-Mariotte) 2
Processo isobárico (Lei de Gay-Lussac) 3
Processo isovolúmico (Lei de Charles) 4
Conclusão 6
Bibliografia 7
Introdução
Neste presente trabalho, foi empossado o tema: diagrama dos isoprocessos (isotérmico, isobárico e isovolúmico).
Os isoprocessos são transformação que se verificam quase que diariamente pois, elas ocorrem nos gases sem que haja a variação da massa.
Nos isoprocessos distinguem-se três tipos de processos ou transformações. Os quais são: processo isotérmico ou transformação isotérmica, processo isobárico ou transformação isobárica e por fim processo isovolúmico também conhecido por processo isocórico.
Neste trabalho o grupo pretende esclarecer de forma clara os pontos que nos foram empossados pelo professor.
A busca do objectivo deste trabalho realizou-se através de pesquisas bibliográficas, a qual será desenvolvida a partir de materiais já elaborados, principalmente livros e artigos bibliográficos que tratem do assunto abordado.
Isoprocessos
As transformações que ocorrem num gás sem que haja variação da massa nem de um dos parâmetros de estado do mesmo são denominadas isoprocessos.
Isoprocessos são transformações gasosas que ocorrem sem a variação da massa com um dos parâmetros de estado constante.
Distinguem-se três Isoprocessos: Isotérmico, Isobárico e Isovolúmico.
Processo isotérmico (Lei de Boyle-Mariotte)
O que é um Processo isotérmico-Suponha que um gás tenha sido submetido a uma transformação na qual a sua temperatura foi mantida constante. Dizemos que ele sofreu uma transformação Isotérmica (isos=igual + théme=temperatura). Considerando que a massa do gás também se manteve constante (não houve escapamento nem entrada de gás no recipiente), concluímos que a pressão e o volume do gás foram as grandezas que variaram na transformação Isotérmica.
A figura 1. Apresenta uma maneira de realizar uma transformação isotérmica. Na figuraura1-a, uma certa massa de ar