Trabalho Invers o Térmica
INVERSÃO TÉRMICA
Turma: 2ºm7
SERRA
2013
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO............................................................................... 3
2. DESENVOLVIMENTO................................................................. 3
3. CONSEQUÊNCIAS........................................................................ 4
4. SOLUÇÕES.................................................................................... 4
5. REFERÊNCIAS............................................................................. 4
1. INTRODUÇÃO
Este fenômeno climático ocorre principalmente nos grandes centros urbanos, regiões onde o nível de poluição é muito elevado. A inversão térmica ocorre quando há uma mudança repentina de temperatura devido à inversão das camadas de ar frias e quentes.
2.DESENVOLVIMENTO
Para entender o fenômeno é preciso ter em mente o seguinte: o ar quente, menos denso e mais leve, tende a subir e o ar frio, mais denso e pesado, tende a descer.
Durante a maioria dos dias, o movimento do ar na atmosfera é vertical e linear. O ar quente, fruto da ação dos raios solares no solo, sobe para dar lugar ao ar frio. Nesse movimento, os poluentes, que são mais quentes e menos densos que o ar, sobem ainda mais e se dispersam.
Quando chega o final da tarde de um dia de inverno em São Paulo, os raios solares tornam-se mais difusos e frágeis, assim o solo da cidade se resfria rapidamente. E consequentemente, o ar próximo do solo se resfria também. Aquele ar quente que ainda está na atmosfera continua a subir, mas o ar frio próximo ao solo, por ser mais denso e pesado, fica parado. Assim a temperatura cai ainda mais e os poluentes, que normalmente são "levados" pelo ar quente, acabam retidos na camada mais baixa da atmosfera.
3. CONSEQUÊNCIAS
Este fenômeno afeta diretamente a saúde das pessoas, principalmente das crianças, provocando doenças