trabalho interdisciplinar
Por anos e anos as crianças e os adolescentes foram vistos como “mini – adultos’. A educação da época espelhava esse conceito. Crianças eram criadas de maneira severa, e o que se esperava das crianças daquele tempo era que aprendessem o bom comportamento e que assimilassem rapidamente as regras do mundo adulto.
A história da educação brasileira foi se modificando ao longo dos tempos, de maneira que evoluiu juntamente com o processo democrático brasileiro.
Hoje as criança ganhou seu espaço é sujeito de direitos, entre eles a educação gratuita, é amparada por leis que as protegem como o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA/1990), Constituição Federal(CF/1988) e Lei de Diretrizes e Bases da Educação( LDB/1996).
DESENVOLVIMENTO
No passado não havia um olhar sensível para as necessidades da infância, a criança era considerada como um adulto em miniatura. Muitas vezes maltratada e era logo colocada no trabalho. Muitas vezes as mães não tinham como alimenta-los e os colocavam na “Roda dos Expostos”.
A roda dos expostos foi uma das instituições brasileiras de mais longa vida, sobrevivendo aos três grandes regimes de nossa historia, era praticamente a única instituição de assistência á criança abandonada em todo Brasil.
O conceito de família é recente, assim como sua estruturação e responsabilidades. Somente a partir do século XIX houve uma preocupação por parte da família em responsabilizar-se com a escola, que atualmente sofre enorme pressão no sentido de ter uma responsabilidade maior na educação e socialização da criança e do adolescente. Os pais parecem fugir da responsabilidade que lhes são inerentes.
A história da educação brasileira foi se modificando ao longo dos tempos, de maneira que evoluiu juntamente com o processo