TRABALHO INTERDISCIPLINAR
O docente ao longo de toda sua carreira profissional necessita dominar metodologias, métodos, técnicas e recursos de ensino, pois é através dessas “ferramentas” o professor terá condição de se aperfeiçoar constantemente, dando a agilidade suficiente para interagir com os alunos em sala de aula.
Segundo o dicionário, metodologia significa o “estudo científico dos métodos”, ou “a parte da lógica que estuda os métodos de uma ciência e seus tipos de conhecimento”, ainda sobre metodologia do ensino esta estuda os métodos de ensino, classificando-os e descrevendo-os sem fazer juízo de valor, ou seja, a metodologia do ensino nada mais é do que o estudo dos métodos do ensino dispostos a alcançar um fim e especialmente para chegar a um conhecimento didático, onde o professor os utiliza para estimular o processo de ensino-aprendizagem dos seus alunos.
O significado etimológico de método é o caminho a seguir para alcançar um fim ou os meios adequados para realizarem objetivos. Portanto, pode-se conceituar método de ensino como um procedimento didático caracterizado por certas fases e operações para alcançar um objetivo previsto.
Com isso, o professor estimula o processo de ensino, utilizando um conjunto de ações e procedimentos para ter êxito na aprendizagem de seus alunos.
Os métodos de ensino são ações, passos e procedimentos vinculados ao método de reflexão, compreensão e transformação da realidade, que sob condições concretas de cada situação didática asseguram o encontro formativo entre o aluno e as matérias de ensino.
Sendo assim, quando um professor utiliza, de forma intencional, um conjunto de ações e procedimentos para desenvolver um conteúdo em sua aula, ele está buscando um meio mais adequado para alcançar o objetivo de proporcionar a aprendizagem de novos conhecimentos aos discentes.
Os métodos de ensino são: - Métodos de ensino individualizado: a ênfase está na necessidade de se atender às diferenças individuais, como por exemplo: