Oxente
Estatística é a ciência que utiliza-se das teorias probabilísticas para explicar a frequência da ocorrência de eventos, tanto em estudos observacionais quanto em experimento modelar a aleatoriedade e a incerteza de forma a estimar ou possibilitar a previsão de fenômenos futuros, conforme o caso.
A estatística é uma ciência que se dedica à coleta, análise e interpretação de dados. Preocupa-se com os métodos de recolha, organização, resumo, apresentação e interpretação dos dados, assim como tirar conclusões sobre as características das fontes donde estes foram retirados, para melhor compreender as situações.
Passo 3 (parcial)
Pendente
• Resumo teórico dos materiais lidos nos Passos
Os administradores utilizam a estatística para confrontar grupos de variáveis significativas em áreas relacionadas como preço de matéria – prima, preço de produtos acabados, volume físico e etc. A importância dos números, índices para o administrador, principalmente quando a moeda sofre uma desvalorização constante e quando o processo de desenvolvimento econômico traz mudanças continuas nos hábitos dos consumidores, causando modificações qualitativas e quantitativas na composição da produção de cada empresa. A estatística ganha força nas organizações, gráfico e tabelas. Os dados numéricos são usados para aprimorar e aumentar a produção.
Hoje as aplicações da estatística se desenvolvem de tal forma que, praticamente todo o campo de estudo é beneficiado utilizando os métodos estatísticos. Através das técnicas de controle de qualidade os fabricantes estão fornecendo melhores produtos a custos menores.
A estatística é muito aplicada na área da administração, quando se diz respeito à tomada de decisões, por meio de sondagem, coletas de dados e de recenseamento de opiniões, para que seja possível conhecer a realidade geográfica e social, os recursos naturais humanos e financeiros disponíveis e as expectativas da comunidade sobre a empresa, depois de todas as