Trabalho Instrumenta O
ESCOLA POLITÉCNICA
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELÉTRICA
ENG570 - INSTRUMENTAÇÃO ELETRÔNICA
Tema 11: Métodos de Medição de Frequência com Microcontrolador
Componentes:
Henrique Souza Baqueiro dos Santos
Marco Antonio Maron de Freitas Junior
Salvador, Dezembro de 2013
Sumário
1 - Introdução
De forma genérica, um sistema de medição pode ser composto pelos seguintes elementos: o sensor, o sistema de condicionamento de sinal, o dispositivo de medição e o indicador. Sensores são dispositivos que convertem uma grandeza física de qualquer espécie em outro sinal que possa ser transmitido a um elemento indicador. O sistema de condicionamento de sinal modifica o sinal oriundo do sensor para que ele passe a ter características adequadas ao dispositivo de medição. O indicador é o elemento responsável por mostrar o resultado da grandeza medida, vinda do dispositivo de medição, ao operador.
O sensores, quando transformam uma grandeza física em uma grandeza elétrica (corrente, tensão, impedância), são denominados transdutores. Assim, a partir da relação entre essas grandezas, que deve ser conhecida, ao medir-se o valor da grandeza elétrica tem-se o valor da grandeza física.
Existem diversas maneiras de se medir grandezas elétricas. Muitas delas, senão todas, envolvem algum tipo de conversão de uma grandeza em outra para que se possa de fato, medir. É o caso da medição de corrente, quando mede-se a tensão resultante numa resistência de valor conhecido, por exemplo. Essas conversões, as quais podem converter uma grandeza em outra ou não (caso simplesmente atenue ou amplifique o sinal), representam o condicionamento do sinal, ou seja, a preparação do sinal para que ele possa ser medido.
Os métodos de medição de frequência são de grande importância para os sistemas de medição pois a frequência de oscilação dos circuitos osciladores dependem de resistências e/ou capacitâncias. Tais circuitos baseiam se na constante de tempo de