Sistemas operacionias
1.1 OBJETIVO
Este documento visa propor melhorias ao ensino da disciplina de Sistemas Operacionais, requerida pelo MEC e comumente encontrada nas graduações técnicas voltadas para a área de tecnologia da informação. Objetiva-se também, na medida do possível, implementar e avaliar essas propostas, usando como estudo piloto a disciplina ministrada pelo professor
Doutor Jorge Kinoshita, docente da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, instituto em que os autores cursaram a disciplina.
1.2 MOTIVAÇÃO
No segundo quadrimestre do ano de 2008, os autores cursaram a disciplina do Prof. Dr.
Kinoshita, onde surgiu um interesse imediato pelo assunto. Após o termino do quadrimestre letivo, encabeçado pelos autores, foi dado início a uma pesquisa informal sobre observabilidade em sistemas operacionais modernos, utilizando-se ferramentas que permitem a instrumentação dinâmica destes, isto é, a extração instantânea de estatísticas sobre o seu funcionamento interno, possibilitando, assim, um rápido entendimento de padrões de comportamento interessantes do sistema.
No início de 2009, percebendo a aplicação didática do projeto em sua disciplina, no sentido de viabilizar mais um novo paradigma de ensino em seu curso, o Prof. Dr. Jorge Kinoshita convidou os autores para implementarem ferramentas, scripts e, principalmente, material didático que permitissem a adoção de tecnologias dinâmicas de observabilidade de sistemas operacionais no curso de graduação da Escola Politécnica, mais especificamente na disciplina de Sistemas Operacionais.
14
1.3 ORGANIZAÇÃO
O trabalho está dividido nos seguintes capítulos: Introdução; Revisão da Literatura;
Metodologia; Resultados e Discussão; Conclusões, onde se apresentam além das considerações finais, os trabalhos futuros relacionados.
A Revisão da Literatura trata dos aspectos técnicos e educacionais que justificam a utilização de instrumentação dinâmica como ferramenta de aprendizado nas graduações