Trabalho de Instrumenta o
Medidores de Umidade, Viscosidade e pH
Professor: Philipe Augusto de Paula Pacheco
Alunos: Breno Penoni
Débora Garofallo
Jean Carvalho
Thaís da Costa Dias
Thiago Silva Tavares
Introdução
Medidores de Umidade
Umidade Relativa do Ar
A umidade
é a quantidade de vapor de água na
atmosfera.
A umidade relativa é a razão entre a quantidade de vapor água em uma porção da atmosfera e a máxima suportada na mesma porção.
Introdução, Medidores de Umidade
Tudo
começou com a lã, a qual foi observada uma mudança de seu peso com umidade (higroscopia).
Saussure, em 1783, criou um higroscópio cuja medida era baseada na alteração do comprimento de um fio de cabelo com a humidade atmosférica.
Existem cinco grandes grupos de higrómetros:
◦ os psicrómetros
◦ os higrómetros de absorção
◦ os higrómetros de condensação
◦ os higrómetros elétricos
◦ os higrómetros químicos
Psicrómetros
É o aparelho que tem dois termômetros onde o bulbo de um dele é coberto de algum material poroso por exemplo algodão e molhado com água destilada, assim o termômetro com bulbo coberto terá uma temperatura menos que o outro. A umidade é medida com a comparação dos dois termômetros porque quanto maior a diferença de temperatura menor será a umidade do ambiente.
Higrômetros de Absorção
É
o aparelho o qual a umidade é determinada a partir da característica higroscopia de determinados tipos de materiais, capacitando a medição da umidade a partir da variação do tamanho. Higrômetro de Condesação
Esse
tipo de higrômetro consiste na comparação da temperatura de saturação de um líquido com a temperatura ambiente, através da condensação do mesmo.
Higrômetros Elétricos
Nestes
higrómetros são utilizados elétrodos metálicos revestidos com sais que captam a humidade atmosférica e fazem variar a resistência elétrica dos elétrodos. Uma determinada resistência corresponderá, consequentemente, a uma determinada humidade atmosférica. Higrômetros Químicos
Estes