Trabalho Ines Desenho Infantil 2
CAMPUS GOIÂNIA
CURSO DE PSICOLOGIA
ANALISE DO DESENHO INFANTIL
BRUNNA CAMPOS SALZMANN
TALYS PEREIRA BARBOSA
WANDA DA COSTA
Goiânia 2015
Introdução
Essa analise buscou compreender de que forma a criança representa o seu pensamento, fazendo a leitura desse mundo, utilizando o grafismo como forma de expressão, baseando-se nos estudos de Piaget que se preocupou em explicar a psicologia genética, onde e como a criança adquire conhecimento e como se desenvolve. É conhecida como a teoria da inteligência, do desenvolvimento cognitivo.
Analisamos desenhos de crianças de 3 a 15 anos, e iremos detalhar a seguir, o que foi observado de acordo com cada fase do desenvolvimento do desenho infantil.
Observa-se por meio destes desenhos que o desenvolvimento das crianças é descrito com muita objetividade e clareza. Através de suas concepções conseguimos observar em qual estagio a criança/adolescente se encontra e se ela esta se desenvolvendo corretamente.
Sabe-se que o desenvolvimento motor de uma criança segue algumas etapas que foram definidas a partir de estudos da área da pedagogia e da psicologia infantil e vale lembrar que é através de observações, descobertas e teorias traçadas por especialistas que se pode compreender a percepção do eu, do outro e do mundo através das representações simbólicas impressas nos desenhos infantis.
Através do desenho, a criança naturalmente cria e recria formas expressivas onde integra a imaginação e a realidade fazendo com que seu desenho seja um canal de comunicação entre ela mesma e o mundo exterior sem os obstáculos, regras e noções estéticas sociais que futuramente possa absorver. O desenvolvimento progressivo do desenho implica mudanças significativas que, no início, dizem respeito à passagem dos rabiscos iniciais da garatuja para construções cada vez mais ordenadas, fazendo surgir os primeiros símbolos.
Desenvolvimento
A1 é um desenho de uma criança de 3 anos (um dinossauro), e onde observamos :
Uma