H Espa Os Vazios Na Mat Ria
Experiência
Material utilizado:
Água;
Copo medidor;
Dois copos transparentes;
Açúcar;
Feijão;
1 suco de uva em pó;
1 colher de sopa
Procedimento:
Parte A:
Colocar 50 ml de água em um dos copos transparentes
Adicionar o suco em pó de uva
Parte B:
Colocar 50g de feijão em outro copo transparente
Adicionar açúcar
Colocar também água
Observar a quantidade que o copo suporta
Análise de dados:
O que vai acontecer com o suco em pó de uva com o passar do tempo?
Com o passar do tempo, o pó de suco de uva irá se dissolver aos poucos na água. Mesmo que você não mexa a mistura, chegará um momento que não sobrará pó visível na mistura. Porém, sabe-se que microscopicamente é possível enxergar.
Na parte B, o que você pôde observar?
Na segunda parte do experimento foi adicionado açúcar, feijão e e água com o pó de suco de uva dissolvido. Pôde-se observar que mesmo com a grande quantidade de açúcar, feijão e suco de uva dissolvidos ainda houve partes dentro do copo que não foram preenchidas,concluindo-se que há espaços vazios na matéria,mesmo com a inclusão de vários ingredientes.
Se imaginarmos um modelo em que a constituição da matéria é considerada contínua, sem espaços vazios, como poderíamos explicar os resultados desse experimento?
Poderemos observar que, por mais que a matéria seja sólida, ou seja, contínua, sempre há espaços vazios microscópicos entre seus átomos.
Usando o modelo que você considera mais plausível para compreender os resultados obtidos, explique o que ocorreu no experimento.
O modelo de Rutherford.
Rutherford bombardeou uma lâmina de ouro com 10-5 cm de espessura, envolvida por uma tela de sulfeto de zinco, com partículas α provenientes do elemento polônio protegido por um bloco de chumbo perfurado. Essa experiência revelou que a grande maioria das partículas atravessava a lâmina de ouro, enquanto outras partículas passavam e sofriam pequenos desvios, e uma quantidade muito pequena não atravessava a lâmina. O