Trabalho individual pedagogia arte 1
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
3 CONSIDERAÇÕES FINAIS 9 REFERÊNCIAS 10
1 INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem por objetivo analisar de que forma a disciplina Arte pode ser aplicada na educação da criança. Por sentirmos necessidade de entender e responder qual o valor dessa disciplina e como ela pode ajudar na educação, visando estimular a sensibilidade do aluno, incentivando-o a pensar, sentir e agir de maneira diferente, por meio do uso de diversas linguagens artísticas, buscando favorecer o desenvolvimento do potencial criador do indivíduo.
A arte tem uma grande importância na educação escolar e em geral ela tem função indispensável na vida das pessoas desde o início das civilizações, tornando-se um fator essencial de humanização. “Cada um de nós, combinando percepção, imaginação, repertório cultural e histórico, lê o mundo e o representa à sua maneira, sob o seu ponto de vista, utilizando formas, cores, sons, movimentos, ritmo, cenário...” (MARTINS, M. ET AL, 1998, p.57).
De acordo com Ferraz e Fusari (1999, P. 16), “ a arte se constitui de modos específicos de manifestações da atividade criativa dos seres humanos ao interagirem com o mundo em que vivem, ao se conhecerem e ao conhecê-lo”.
Assim, o propósito desse trabalho é explicar qual a importância da arte na formação estética.
2 DESENVOLVIMENTO
Considerando a importância do ensino de Artes Visuais para o desenvolvimento e formação estética, do ser humano desde sua infância, sua formação subjetiva, cognitiva, cultural e social. O presente trabalho apresenta um recorte da pesquisa desenvolvida durante o estudo das disciplinas desse semestre.
A experiência Estética é uma vivência que desloca o ser humano, por um tempo, de seu cotidiano, de seus pensamentos e preocupações, levando-o a observar algo ou agir, a partir da significação que esta vivência lhe proporciona. Ao ter uma experiência estética nossos sentimentos