Trabalho Individual HSBC é multado em R$ 67,5 milhoes por espionar funcionários, diz MPT-PR
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
2.1 SOCIEDADE DA INFORMAÇAO E DO CONHECIMENTO 4
2.2 BENEFICIOS TRAZIDO PELA SOCIEDADE DA INFORMAÇAO E DO CONHECIMENTO 5
2.3 PROBLEMAS TRAZIDOS PELA SOCIEDADE DA INFORMAÇAO E DO CONHECIMENTO 5
3 CONCLUSÃO 7
REFERÊNCIAS 8
1 INTRODUÇÃO
Invasão de privacidade, violação da intimidade, violação da honra e da imagem das pessoas, violação da dignidade da pessoa humana. Quantas desmoralizações que o banco consegue fazer sem se importar com as pessoas. Fomentar e preservar os direitos humanos/legais, sobretudo no que refere-se a evolução da Sociedade da Tecnologia e Informação, quanto aos seus benefícios e malefícios, sem ferir a dignidade humana, valores morais/ éticos garantido-nos uma Sociedade democrática e livre.
Atualmente basta que um médico, “amigo” escreva um rascunho, com carimbo de CRM, para forçar uma empresa a pagar para o funcionário ficar em casa, muitas vezes quem sabe, se divertindo e viajando. Casos como esse pode se ter a certeza de que o funcionário está mesmo doente e precisa de ser afastado, há todo um processo para constatar a existência ou não de doença ocupacional, com por exemplo, nas perícias.
O juiz Felipe Calvet, da 8ª Vara do Trabalho de Curitiba, condenou o banco HSBC a pagar indenização por danos morais coletivos no valor de R$67.500.000,00 por ter espionado empregados entre os anos 1999 e 2003. A decisão é de primeiro grau, da qual cabe recurso. Documentos comprovam que a instituição financeira contratou a empresa Centro de Inteligência Empresarial (CIE) para realizar investigações privadas, supostamente justificadas pelo alto número de trabalhadores afastados por motivos de saúde à época. Doze testemunhas confirmaram ao MPT-PR dados sobre suas rotinas expostos nos dossiês, mas informaram não saber da existência da investigação que o Banco contratou a respeito delas.
A empresa investigou, a pedido do HSBC, 152 pessoas de