Trabalho Individual 6 Semestre
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
4 CONCLUSÃO 7
REFERÊNCIAS 8
1 INTRODUÇÃO
O trabalho a seguir tem o objetivo de entender qual a importância da avaliação nos anos iniciais do ensino fundamental, suas atribuições em diversos aspectos, partindo da informação de que a avaliação se deve ao aprendizado que a criança adquiriu com atividades proposta pelo docente.
Uma breve comparação de como era o processo de avaliação nos tempos passados com as avaliações nos novos tempos. A avaliação do aluno deve ser feita cautelosamente,pois é um processo natural que nos permite ter consciência do que fazemos e suas consequências, o professor deve usar a avaliação para descobrir o que de fato o aluno aprendeu, para isso é essencial conhecer cada aluno e suas necessidades.
2 DESENVOLVIMENTO
Antigamente a preocupação do docente era apenas transmitir conhecimentos, com atividades repetitivas até completa memorização de conteúdo. Assim sendo, os alunos aparentemente nada aprendiam, somente decoravam o conteúdo e na hora da avaliação reproduziam como máquinas. Infelizmente a metodologia utilizada hoje não mudou muito da metodologia aplicada no passado. Continua praticamente a mesma coisa os professores de hoje ainda entende que o aluno deve decorar matéria, formulas e regras, que avaliar o aluno é aplicar prova. O sistema de provas para a maioria dos alunos serve de massacre, pois são ameaçados de reprovação Assim, o método de avaliação se torna repreensivo, desgastante, uma vez que o aluno se torna apenas reprodutor daquilo que ele “aprendeu de cor”.
Avaliar não consiste somente em aplicar provas e dar notas, avaliar vai muito mais além. A avaliação da aprendizagem deve ocorrer de forma contínua e progressiva, buscando compreender as facilidades e dificuldades de assimilação dos conteúdos por parte dos alunos.
A avaliação educativa é um processo complexo que começa com a formação de objetivos