TRABALHO INDIVIDUAL 6 SEMESTRE
O ato de planejar acompanha o homem desde os princípios da evolução humana. De modo geral as pessoas planejam suas ações desde as mais comuns até as mais complexas na tentativa de transformar e melhorar suas vidas ou as das pessoas de seu convívio. Mas não é só na vida pessoal que as pessoas planejam suas ações, o planejamento atinge vários setores da vida social, está presente em quase todas as nossas ações, pois ele norteia a realização das atividades e se torna indispensável na prática docente.
Mesmo que o ato de planejar seja importante, algumas pessoas ainda resistem em aceitar este fato, principalmente no contexto escolar.
O planejamento de aula é de fundamental importância para que se atinja êxito no processo de ensino-aprendizagem. A sua ausência pode ter como consequência, aulas monótonas e desorganizadas, desencadeando o desinteresse ao aluno ao professor, tornando as aulas desestimulantes.
Porém, apesar da grande importância do planejamento de aula, muitos professores optam por aulas improvisadas, o que é extremamente prejudicial no ambiente de sala de aula, pois muitas vezes as atividades são desenvolvidas de forma desorganizada, não havendo assim, compatibilidade com o tempo disponível.
De acordo com Libâneo “o planejamento escolar é uma tarefa docente que inclui tanto a previsão das atividades didáticas em termos de organização e coordenação em face dos objetivos propostos, quanto a sua revisão e adequação no decorrer do processo de ensino”.
Para se obter um plano de aula, o professor deve ter alguns subsídios como, realização de pesquisas com diferente referenciais, utilização de diversas metodologias, clareza e objetividade ao aplicar o conteúdo, elaboração das aulas de acordo com a realidade escola, flexibilidade quando necessário e atualização de seu plano de trabalho.
O bom planejamento contribui para