Trabalho Individual 5 Semestre
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO..........................................................................................4
3 CONCLUSÃO......................................................................................................11
4 REFERÊNCIAS...................................................................................................12
INTRODUÇÃO
O setor hospitalar se caracteriza como um dos mais complexos e de difícil gerenciamento. Drucker apud Bittar (2004), afirma que poucos processos industriais são tão complicados quanto o hospital que, além de complexo, comporta um alto risco inerente à atividade. Este conjunto de fatores impõe aos gestores medições constantes e variadas o que leva à introdução de indicadores para as diversas áreas (BITTAR, 2004).
. A utilização de indicadores que contemplem todas as áreas envolvidas pode ser de grande utilidade para a gestão das organizações hospitalares. Ao abordar tanto a perspectiva financeira quanto as do cliente e do processo pode fornecer subsídios importantes para a alta administração.
Neste contexto, este trabalho tem por objetivo analisar as literaturas disponíveis sobre a aplicação de indicadores de desempenho no setor de suprimentos hospitalares, e servir como uma ferramenta de auxilio na implementação destes. Medir qualidade e quantidade em programas e serviços de saúde é imprescindível para o planejamento, organização, coordenação/direção e avaliação/controle das atividades desenvolvidas, sendo alvo dessa medição os resultados, processos e a estrutura necessária ou utilizada, bem como as influências e repercussões promovidas no meio ambiente.
As comparações entre metas, fatos, dados, informações, a criação de parâmetros, internos e externos, são peças fundamentais para o conhecimento das mudanças ocorridas em uma instituição, áreas ou subáreas, técnica esta conhecida como benchmarking apresentada neste