TRABALHO INDIVIDUAL 4
1.0 INTRODUÇÃO 3
2.0 Conceito de orçamento 4
2.1 Orçamento Geral 4
2.2 Orçamento flexível 4
3.0Pontos positivos do Orçamento para a Gestão 5
4.0As questões tributárias para o Orçamento 5
5.0Isenção e Imunidade Tributária 6
6.0Balanço Patrimonial 6
7.0Demonstração do Resultado do Exercício 7
8.0Demonstração dos Fluxos de Caixa 8
9.0A comparação do orçado com o realizado com a utilização dos métodos quantitativos 9
10.0CONCLUSÃO 10
11.0REFERÊNCIAS 11
GESTÃO E ORÇAMENTO EMPRESARIAL
1.0 INTRODUÇÃO
Este trabalho visa abordar sobre o conceito de orçamento, orçamento geral e orçamento flexível, os pontos positivos do orçamento para a gestão financeira, questões tributárias para o orçamento, isenção e imunidade tributária. Sobre o balanço patrimonial e sua estrutura, Demonstração do Resultado do Exercício e Demonstração dos fluxos de caixa. Por fim, um comentário sobre a comparação do orçado com o realizado utilizando os métodos quantitativos.
2.0 Conceito de orçamento
Orçamento é o cálculo que é realizado com antecipação tanto das receitas como das despesas de uma empresa, uma entidade pública, um estado, ou simplesmente da economia familiar. Segundo Welsch, orçamento é um planejamento administrativo de todas as operações da empresa, a qual objetiva os acontecimentos de um período futuro definido. O orçamento gera um plano de operações para atingir determinado objetivo mediante a alocação coordenada dos recursos e meios disponíveis em certo espaço de tempo.
2.1 Orçamento Geral
O orçamento geral abrange todas as atividades da empresa, e serve como parâmetro para todas as previsões da Organização. As empresas que costumam preparar o orçamento geral e comparam com os resultados alcançados possuem uma ótima ferramenta como controle de seu planejamento estratégico. O orçamento geral é subdividido em orçamento operacional e financeiro. O orçamento operacional por sua vez demonstra os resultados da cadeia de valores, pesquisa e