TRABALHO INDIVIDUAL 3 SEMESTRE Pronto
SUMÁRIO 2
1 INTRODUÇÃO 3
2 GESTÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTO EMPRESARIAL 4
2.1 – CONCEITOS DE GESTÃO FINANCEIRA 4
2.1.1 – GESTÃO FINANCEIRA E FUXO DE CAIXA 6
2.1.2 PRINCIPAIS DECISÕES DE INVESTIMENTO 6
2.1.3 RISCO RETORNO 7
2.1.4 PRINCIPAIS TIPOS DE ORÇAMENTO 9
2.1.5 PONTOS POSITIVOS DO ORÇAMENTO PARA A GESTÃO 10
3 NOÇÕES DE ATUÁRIA 12
3.1 CONCEITOS DE ATUARIA 13
3.2 PREVIDÊNCIA NO BRASIL 14
4 DIREITO EMPRESARIAL 15
4.1 SOCIEDADE EMPRESARIAL E SOCIEDADE SIMPLES 15
4.2 OBRIGAÇÕES DOS EMPRESÁRIOS E SOCIEDADES EMPRESARIAIS 16
1 INTRODUÇÃO
No atual cenário brasileiro a administração de empresas é uma tarefa que exige muito esforço e conhecimento dos seus gestores, faz-se necessário o planejamento em todas as atividades da empresa e principalmente nas atividades da área financeira, com recursos escassos e riscos grandes. Grande é o numero de empresas que fracassam em suas operações, essas dificuldades podem estar associadas a falta de planejamento, controle operacional e a não utilização das ferramentas administrativas. Fica claro que o planejamento e o controle financeiro são fundamentais para a sustentabilidade e crescimento de todas as organizações.
2 gestão financeira e orçamento empresarial
A gestão financeira de uma empresa deve envolver um conjunto de ações e procedimentos administrativos que visam maximizar os resultados econômico-financeiros através da eficiência operacional e do controle das atividades financeiras. Isso não é tarefa fácil, pois isso o gestor deve aproveitar de todas as ferramentas disponíveis para auxilia-lo nesta tarefa.
O planejamento financeiro deve estar conexo ao resto da organização, seu propósito fundamental deve ser o de dar vida a estratégia da organização, fazendo a diferença para não ser um número apenas, planejando a estratégia futura da empresa.
Os antigos romanos, já conheciam a palavra orçamento e esta servia para coletar os impostos através