Trabalho Individual 2 semestre concluido
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
3 CONCLUSÃO 8
REFERÊNCIAS 9
1 INTRODUÇÃO
A preocupação em organizar uma escola para atender à LDB (lei de Diretrizes Básicas), não deve ser o impulso motivador de desenvolver ações voltadas à melhoria da qualidade de ensino, antes precisa ser a compreensão de que estamos construindo um futuro através da educação e que esta tem que ser de boa qualidade e permeada de atitudes humanas fundamentada nos valores que sempre nortearam a humanidade, tolerância, compreensão e dedicação. Paulo Freire sabiamente disse: “Não é possível refazer este país, democratizá-lo, humanizá-lo, torná-lo sério, com adolescentes brincando de matar gente, ofendendo a vida, destruindo o sonho, inviabilizando o amor. Se a educação sozinha não transformar a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda.”
Portanto, quando a Escola elabora seu Projeto Político Pedagógico, junto com a comunidade, está exercendo o papel democrático, próprio das atribuições verdadeiras de uma instituição educadora interessada no desenvolvimento íntegro do cidadão.
O tema desenvolvido tem como foco elucidar a importância de atuar com base em procedimentos norteados pela LDB e outras conceituações teóricas de importantes pensadores que tem contribuído com idéias que valorizam o conceito de Educação Ideal. Estão colocados de maneira a formar um todo com ênfase na questão do Projeto Político Pedagógico, uma vez que o mesmo é peça fundamental no planejamento escolar e elemento indispensável para uma gestão democrática e autônoma. Inicialmente buscou-se definir, por meio dos autores estudados, a dimensão política e pedagógica do Projeto Político Pedagógico. Afinal, todo o projeto pedagógico da escola de certa forma é também um projeto Político, por estar inteiramente ligado ao compromisso sócio-político. das realidades e possibilidades da comunidade para a implantação com sucesso de um Projeto Político