Trabalho Individual 1 Período
1 INTRODUÇÃO 3
2 OBJETIVOS DE UMA MANIFESTAÇÃO POPULAR EFETIVAMENTE 4
3 JUSTIÇA SOCIAL NO BRASIL E SUA PRATICIDADE E ASPECTOS IMPORTANTES 5
4 FOCO DOS MOVIMENTOS SOCIAIS NOS DIAS ATUAIS E NO PASSADO 7
5 CONCLUSÃO 10
6 REFERÊNCIAS 11
1 INTRODUÇÃO
Manifestação é uma forma de ação de um conjunto de pessoas em favor de uma causa ou em protesto contra algo. As manifestações são uma forma de ativismo, e habitualmente consistem numa concentração ou passeata, em geral com cartazes e com palavras de ordem contra ou a favor de algo ou alguém.
As manifestações têm o objetivo de demonstrar (em geral ao poder instalado) o descontentamento com relação a algo ou o apóio a determinadas iniciativas de interesse público. É habitual que se atribua a uma manifestação um êxito tanto maior quanto maior o número de pessoas participantes. Os tópicos das manifestações são em geral do âmbito político, econômico, e social. Manifestação expressa uma reação solitária ou em grupo, de caráter público, contra ou a favor de determinado evento. Os manifestantes organizam um protesto como uma maneira pública de que suas opiniões sejam ouvidas em uma tentativa de influenciar a opinião de outras pessoas ou a política do governo, ou podem empreender a ação direta tentando, elas mesmas, decretar diretamente as mudanças desejadas.
2 objetivo de uma manifestação popular efetivamente
Muitos nas passeatas são jovens de classe média, acusados por alguns comentaristas de televisão de serem mimados, mas que no fundo são retrato de uma geração que pode estar começando algo maior e representativo mesmo que seja com muita raiva. Uma geração perdida em imagens e consumismo pisando no acelerador de um processo com inicio inesperado e sem foco político. Mas este ato isolado ainda é cedo para definir se ela tomará uma atitude política, enquanto provavelmente há quadros políticos se formando nestes