TRABALHO ILUMINISMO
ILUMINISMO
Neste texto Foucault faz uma analise do conceito kantiano de Aufklärung, em outro acontecimento chamado de Revolução Francesa, o esclarecimento, o processo de conhecimento do saber, adiar o esclarecimento é ferir os sagrados direitos da comunidade, a busca pelo saber, pelo uso da razão para conseguir uma sociedade perfeita, que não seja manipulada pelo uso de seus tutores (pastores, governantes, etc.), fez com que surgiu um movimento chamado de Iluminismo.
Para Foucault, Kant trata como um acontecimento, que seria o Iluminismo, que apresenta uma busca pela maioridade que é de usar seu próprio entendimento sem qualquer guia ou tutor, em busca de um valor, de sua própria razão de ter um fundamento daquilo que diz ou que pensa, pois a sociedade da época vivia como se fosse adestrada pelos políticos e pela religião, sem fazer uso da sua própria razão.
Foucault analisa também a Revolução Francesa comentada por Kant naquela época, ele descreve que não se deve esperar um acontecimento como uma revolução para que a sociedade conquiste o seu direito ao uso da razão, a revolução não é o caminho para uma sociedade justa e esclarecida. Para Kant o que constitui no acontecimento um valor rememorativo e prognóstico não é o drama revolucionário, nem seus gestos, dado que a revolução trás consigo muita perda, mas sim a maneira como ela é recebida pelos que estão ao seu redor, que não participam da revolução literalmente, mas são “arrastados” por ela, assim escreve “... Não é o transtorno revolucionário que constitui a forma de progresso...” (FOUCAULT, Michel pag.5). O entusiasmo para com a