TRABALHO HISTÓRIA - A HISTÓRIA DO HAITI
DE MINAS GERAIS
CURSO TÉCNICO DE MECÂNICA 2º ANO A
HISTÓRIA
TARCÍSIO AUGUSTO SANTOS ALMEIDA
MATHEUS BOZZI MARTINS
TRABALHO DE HISTÓRIA
HAITI
BELO HORIZONTE
2010
1) QUAL A IMAGEM DA SOCIEDADE HAITIANA PRÉ - TERREMOTO?
A imagem da sociedade haitiana pré – terremoto e do próprio país se resumem em três fatores principais: O peso e a necessidade das forças estrangeiras(ONU, outros países, etc.), a ausência de um Estado haitiano e a necessidade urgente de ajuda à população haitina.
A relação entre estes elementos constituiu um sistema de produção de pobreza e desigualdade que cresce cada há décadas. Sem levar isso em consideração, o debate público sobre o futuro do Haiti estará mal colocado e as políticas da comunidade internacional (dos governos, das agências multilaterais e da sociedade civil), por mais bem intencionadas que sejam, correm o risco, mais uma vez, de fracassar ou de atingir objetivos limitados e pouco sustentáveis, contribuindo para a reprodução do drama humano que a fúria da natureza parece ter potenciado a níveis dantescos.
Senso assim, a visão mundial em relação à sociedade haitiana é de uma sociedade extremamente pobre e desigual e que depende muito das ajudas externas que as ONG’s, a ONU, ou os outros países como o Brasil (que mantém um pelotão em missão de paz no Hati) oferecem, já que no Haiti não há um Estado, um governo que possa proporcionar uma melhor condição de vida à população devido à falta de capital e também devido à grande corrupção.
( Acesso ao site: http://haiti.org.br/2010/01/o-haiti-antes-e-depois-do-terremoto/ no dia 18.03.2010 às 09:48 hrs.)
2) QUAL AS RELAÇÕES DOS DEMAIS PAÍSES COM O HAITI?
A relação do Brasil e os outros países com o Haiti começou em 2000 quando houve uma suspeita de manipulação nas eleições em que os países do Caribe, Canadá, União Europeia, França, Organização dos Estados Americanos e