trabalho história do direito
1) O que caracteriza o objetivismo histórico? E em que medida a perspectiva adotada na disciplina se diferencia desse conceito?
O objetivismo histórico constitui um modo de abordar fenômenos e culturas humanas. Estabelece uma base de visão de mundo tipicamente moderna e ocidental, que fundamenta-se na noção de que as configurações do mundo humano, num dado período de tempo, são resultado de processos históricos de formação, os quais podem ser reconstruídos e, por conseguinte, compreendidos. O objetivismo histórico não considera o subjetivismo para pesquisas históricas e utiliza apenas fatos concretos.
A nova história cultural se diferencia do objetivismo histórico pois ela diz não ser possível ter um conhecimento objetivo em determinadas áreas da história. Ela não estuda apenas fatos concretos. Essa nova perspectiva de estuda da história leva em conta diversos fatores. Ela se associa com a antropologia para estudar as tradições de cultura popular e interpretações culturais de determinado lugar em determinada época; não concentra-se de modo direto na história política ou oficial de países e regiões e também não se atem a cronologia.
2) Sabemos que não há uma uniformidade de regras e comportamentos com relação às sociedades organizadas oralmente, ou seja, que têm por fundamento da sua ordem jurídica a palavra falada. Em muitos casos, não há nem mesmo vocábulos que designem o que entendemos por Direito ou Justiça em um contexto ocidentalizado. No entanto, podemos traçar semelhanças e estabelecer características típicas dessas organizações sociais. Disserte sobre o tema.
O direito dos povos sem escrita caracteriza-se pela ausência de textos escritos. O direito era transmitido oralmente, não existindo normas ou leis escritas. Os ágrafos (como são conhecidos os povos sem escrita) não têm um tempo determinado, podendo ser os homens das cavernas da pré-história ou índios brasileiros pré-descobrimento, até mesmo tribos atuais que não entraram em contato