Trabalho história do direito grego antigo site
O DIREITO GREGO ANTIGO
SALVADOR
2012
ANA CAROLINA PENELUC
ANAIR PENELUC
CAIO CÁSSIO OLIVEIRA
CAMILA SAMARA
EMERSON SILVA
JONNATHAN MATTOS
PAULO FERNANDO
TAMIRIS OLIVEIRA
O DIREITO GREGO ANTIGO
Trabalho apresentado com requisito parcial para aprovação da disciplina História do Direito, ministrada pelo Profª Carla, do curso de Direito, da Faculdade da Cidade do Salvador.
SALVADOR
2012
A Grécia antiga é normalmente dividida em três períodos: o arcaico – quando se iniciam as guerras pérsicas e também surgiram as pólis e se encerra no desaparecimento das mesmas; o helenístico – desde Alexandre Magno até a conquista romana do Mediterrâneo Oriental; e o romano – fixado a partir da derrota de Antônio e Cleópatra por Augusto.
A época arcaica se são os cinco séculos entre o século VIII ao III a.c. Neste período, um dos fenômenos mais característico desta época foi o da colonização, onde sempre que as pólis estavam com algum tipo de dificuldade, era enviada uma parte do povo da mesma para um outro local, formando assim uma colônia em cada lugar desses. Desde modo, os gregos se espalharam pelo mediterrâneo. Além de espalhar os gregos geograficamente, a colonização estimulou o comércio, que se tornou próspero, e a indústria, dando-lhes autonomia e colocando-lhes em contato com outros povos, os bárbaros, na visão deles.
A autora, Raquel de Souza, apresentou cinco inovações que surgiu no período arcaico: “(1) o armamento naval com as trirremes; (2) o armamento terrestre com os hoplitas; (3) o cavalo montado, substituindo os carros de guerra puxados por cavalos; (4) a moeda e (5) o alfabeto”. Desses, apenas, três interessam, “os hoplitas, a moeda e o alfabeto”.
Os hoplitas eram soldados gregos que ascenderam, a partir do momento, que a hegemonia do poder militar foi retirada da