trabalho HISTOLOGIA
01 - Definir epitélio glandular
Resposta: Os epitélios glandulares são constituídos por células especializadas na atividade de secreção. As moléculas a serem secretadas são em geral temporariamente armazenadas nas células em pequenas vesículas envolvidas por uma membrana, chamadas grânulos de secreção. As células epiteliais glandulares podem sintetizar armazenar e secretar proteínas, lipídeos ou complexos de carboidrato e proteínas. As glândulas mamárias secretam todos os três tipos de substâncias. Menos comuns são as células de glândulas que têm baixa atividade sintética (exemplo glândulas sudoríparas), que secretam principalmente substâncias transportadas do sangue ao lúmen da glândula.
02 - Descrever sumariamente a origem das glândulas exócrinas e endócrinas:
Resposta: As glândulas exócrinas e endócrinas originam dos folhetos embrionários. Por exemplo, as glândulas do trato digestivo são derivados do endoderma, e os revestimentos serosos das cavidades peritoneal, pleural e pericárdica, e também o revestimento do sistema circulatório, são produtos do mesoderma.
Epitélios adaptados para secreção associam células secretoras organizadas de modo que seus produtos de secreção alcancem a superfície livre. Secreções suplementares vêm a partir de glândulas subjacentes que se desenvolveram como invaginações e mantiveram a conexão com a superfície livre. Em glândulas endócrinas, esta continuidade é perdida e as células secretam para dentro da corrente sanguínea.
03- Classificar as glândulas segundo o número de células e local do lançamento de sua secreção.
As Glândulas podem ser classificadas como unicelulares, onde a secreção é elaborada apenas por células especializadas em meio a outras células não secretoras.
Exemplo:
Glândula Exócrina Unicelular: Célula Caliciforme (presente no intestino delgado);
Glândula Endócrina Unicelular: Célula de Leydig (presente no tecido conjuntivo intersticial do testículo);
E Glândulas Multicelulares, que