Trabalho grupo unopar 2014
5º SEMESTRE
GISELE DE FÁTIMA GONÇALVES JARDIM
JEAN FIGUEIREDO OTONI
MARIDELMA GUSMÃO MURTA
Pólo - Araçuaí
2014
ANALISE COMO O TEMA “INDEPENDÊNCIA DO BRASIL”
É ABORDADO NO LIVRO DIDÁTICO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Trabalho apresentado às disciplinas de História da América, Metodologias do Ensino da História, História do Brasil Colônia e Império e Seminário V da Universidade Norte do Paraná - UNOPAR
Professores: Fabiane Taís Muzardo, Érica Ramos Moimaz, Gleiton Luiz de Lima, Cyntia Simioni França
Pólo - Araçuaí
2014
INTRODUÇÃO
O presente projeto de pesquisa busca descrever os processos de Independência do Brasil, distinguindo suas mudanças durante o período luso-brasileiro, dentro da visão do livro didático do ensino básico, o livro aqui analisado foi “Historia, Sociedade e Cidadania do autor Alfredo Boulos Junior, 7º ano, da editora FTD, publicado no ano de 2012.
DESENVOLVIMENTO
A Independência do Brasil ocorreu em 7 de setembro de 1822. A partir desta data o Brasil deixou de ser uma colônia de Portugal. A proclamação foi feita por D. Pedro I as margens do riacho do Ipiranga em São Paulo. Todos os livros didáticos vêm com essa informação a respeito da proclamação da independência do Brasil, uma narrativa clássica a respeito de um assunto tão importante para o povo brasileiro, mas dentro de um contexto historiográfico clássico, poucos são os livros didáticos que trata o assunto de forma que se possa refletir todos os ângulos deste fato. O livro didático é uma ferramenta de trabalho de suma utilidade tanto para o professor como para o aluno, tendo em vista que o livro didático trata de assuntos pertinentes e que trazem uma avaliação, visão e reflexão sobre o tema abordado, e este livro traz o assunto da independência do Brasil, dentro destes contextos acima citados.