Farmacologia B Sica Dos Antidepressivos
QUÌMICA Foi considerada uma atividade antidepressiva em uma variedade de estruturas químicas. Entretanto, com exceção da bupropiona, a ação antidepressiva até mesmo dos fármacos mais recentes deriva de mecanismos propostos para os antidepressivos, introduzidos há quatro décadas. Antidepressivos Tricíclicos (ATC)
Os antidepressivos tricíclicos (ADT) são uma classe de fármacos usados no tratamento sintomático da depressão e outras síndromes depressivas. São assim denominados devido a presença de três anéis aromáticos em sua estrutura. Eles bloqueiam os transportadores membranares dos neurônios pré-sinápticos que recolhem monoaminas neurotransmissoras do exterior e, portanto, maximizam a duração da sua ação nos neurônios pós-sinápticos, ao permitir que atuem na biofase durante mais tempo. A maioria dos tricíclicos bloqueia os transportadores de noradrenalina, dopamina e serotonina. Os ADT são usados no tratamento da depressão crônica ou profunda, e das fases depressivas na doença bipolar. Também usados no tratamento de dor neuropática (dor por disfunção nos neurônios das vias da dor) que não responde a opióides.
Representantes.
Os principais representantes são: Imipramina: protótipo dos ADT, apresentando efeito sedativo moderado. É indicada nos quadros depressivos, síndrome do pânico, transtorno obsessivo-compulsivo e pode ser usada em alguns casos de hiperatividade e déficit de atenção. O efeito é notado após duas a oito semanas. Clomipramina: é um antidepressivo tricíclico, sedativo moderado, podendo ser utilizado para distúrbio obsessivo-compulsivo e como auxiliar na dor crônica. É muito utilizado, atualmente, no tratamento do transtorno do pânico.
Amitriptilina: antidepressivo tricíclico com forte efeito sedativo e ante enxaqueca a. Pode ser utilizado no tratamento da depressão, dor crônica, enxaqueca e da neuropatia diabética dolorosa. Nortriptilina: antidepressivo tricíclico de efeito sedativo suave, podendo