Trabalho Grupo 6 Sem
O processo de recrutamento de pessoal começa quando surge a necessidade de preenchimento de um ou mais postos de trabalho na empresa. Lodi (1967) define recrutamento como “um processo de empresas que procuram empregados.” Tal procura se faz com base na requisição de pessoal emitida pelos supervisores e no mercado de trabalho, no qual de um lado competem os empregadores e de outro os próprios profissionais. Os empregadores competem em termos de salários, condições de trabalho e benefícios oferecidos. Os candidatos competem em termos de qualificação pessoal, o que inclui habilidade, conhecimento, experiência e personalidade.
Para se encontrar o candidato ideal, primeiramente nos deparamos com três questões: Quais são as vagas oferecidas pelo mercado de trabalho, quantos e quais são os candidatos disponíveis, para então decidirmos qual a forma de recrutamento utilizar e onde divulgar.
O recrutamento é influenciado diretamente pelo mercado de trabalho. Em períodos de crises, o mercado de trabalho recebe maior oferta de mão-de-obra do que vagas. Em períodos de crescimento e desenvolvimento econômico, a disputa pelos candidatos torna-se acirrada.
O setor de recrutamento e seleção existe em todas as empresas, seja ela micro ou empresa de grande porte. Porém, cada uma com suas características na hora do recrutamento e da seleção buscam chegar mais perto de encontrar o candidato ideal.
Segundo Chiavenato (1999), “recrutamento é um conjunto de técnicas que atrai, candidatos qualificados e capazes de ocupar cargos dentro da empresa. É basicamente um sistema de informação que a empresa divulga as vagas que estão disponíveis.
(...) da mesma forma como os indivíduos atraem e selecionam as organizações, informando-se e formando opiniões a respeito delas, as organizações procuram atrair indivíduos e obter informações a respeito deles para decidir sobre o interesse de admiti-los ou não. (Chiavenato,
1999, p.25).
RECRUTAMENTO INTERNO
O Recrutamento