Trabalho em grupo 6 Sem
1 INTRODUÇÃO 3
2 CONTABILIZAÇÃO 4
2.1 LANÇAMENTOS CONTÁBEIS 4
2.2 Razonetes 7
3 DEMONSTRAÇÃO DO SUPERÁVIT OU DÉFICIT DO EXERCÍCIO 13
4 BALANÇO SOCIAL ....14
5 REGIONALIZANDO 15
6 CONCLUSÃO ........16
REFERÊNCIAS 17
1 INTRODUÇÃO
As organizações do terceiro setor ou entidades sem fins lucrativos têm como objetivo e finalidade o desenvolvimento de ações voltadas à produção do bem comum, ou seja, trabalham em prol do bem-estar comum da coletividade.
Com este trabalho demonstraremos de forma clara e objetiva, que a contabilização dos eventos ou fatos contábeis de uma organização não governamental (ONG) é relevante para uma bem planejada administração, gerenciando a entidade de forma legal e de acordo com as normas contábeis vigentes.
Será realizada a contabilização dos eventos contábeis do “Grupo Criança Feliz”, sendo uma entidade sem fins lucrativos, não remunera a administração e sua atividade está voltada ao amparo de crianças carentes. Será apresentando ainda, o Balanço Social e a Demonstração do Superávit ou Déficit do Exercício aos seus associados.
E finalizando, será realizado um trabalho de campo em nossa região, verificando quantas organizações trabalham com reciclagem de lixo destacando como é realizado o trabalho, como é o recebimento do recurso pela entidade, a prestação de contas e benefícios que a entidade está trazendo para nossa região.
2 CONTABILIZAÇÃO
O “Grupo Criança Feliz” é uma entidade sem fins lucrativos que não remunera a sua diretoria, foi constituída em julho de 2014 e o ramo de sua atividade é o amparo às crianças carentes, esta entidade pertence ao terceiro setor.
Conforme as normas brasileiras de contabilidade e de acordo com a resolução CFC nº 877/2000 pela NBCT 10.19 – Entidade sem finalidade de lucros estabelece procedimentos de escrituração para as Entidades de Interesse Social, já que em diversos aspectos elas diferem dos utilizados parra as