trabalho grupo 5 semestre
INTRODUÇÃO
Desenvolver diagnósticos empresariais, é uma habilidade importante ao administrador, pois seu olhar sistêmico sobre as questões rotineiras das empresas pode proporcionar melhorias nos aspectos que estejam com alguma deficiência.
Nessa perspectiva, é que esta produção textual se propõe a estudar e analisar o interior de duas empresas do setor farmacêutico, para identificar quais as problemáticas, as estratégias utilizadas, além disso, as semelhanças e diferenças encontradas.
DESENVOLVIMENTO
1. Entrevista com a - Empresa 1.
Farmácia Bom Preço - Santo Antônio de Barcelona – Proprietário Walber Campanati de Souza
1.1 Sim.
1.2 Como se trata de uma farmácia, a parte de medicamentos o preço já é tabelado, cabendo ao proprietário correr atrás de menores preços na hora da compra para obter uma maior rentabilidade. Já a parte de perfumaria e outros ficam em torno de 50 a 60% em cima do valor do produto. Colocamos os impostos em cima dessa porcentagem.
1.3 Rádio e carro de som na rua. (Propaganda volante)
1.4 Sempre ficamos de olho na concorrência. É sempre bom ficar antenado ao mercado concorrente para não perdemos clientes.
1.5 Sempre. O correto de se fazer essa pesquisa seria através de uma ouvidoria, mas como no meu caso se trata de um lugar pequeno, onde todo mundo se conhece, é feita a moda antiga mesmo, boca a boca.
1.6 Já foi realizado sim. Foi feita uma pesquisa para saber se era vantagem optar pela farmácia popular. Após essa pesquisa a conclusão que não, pois o posto de saúde distribui os mesmos medicamentos.
O maior problema que enfrentamos é com os altos e baixos das vendas. Por se tratar de um lugar pequeno, os clientes têm poucas opções de trabalho, sendo uma usina, prefeitura e fazendas nas proximidades. Quando a usina esta fora de moagem e a prefeitura dispensa os contratos, tanto as vendas como os recebimentos caem. Para resolver esse problema.
Primeiro: Evitamos ao máximo compras a prazo com vencimentos