Trabalho grupo 5 semestre 1
O presente trabalho é fruto de uma importante pesquisa e estudos realizados em torno da forma como é abordado o tema “Independência do Brasil” no Livro Didático “Vontade de Saber História”, PNLD- 2014/2015/2016, 8º ano, sendo de autoria: Marco Pellegrini; Adriana Dias; Keila Grinberg e como editora (FTD 2ª edição). A independência do Brasil é um dos fatos marcante na história, principalmente para nós brasileiros, assim esse importante marco nos faz refletir sobre a importância de se estudar a Independência do Brasil nos anos finais do ensino fundamental, tendo em vista que nesse momento o aluno apresenta uma capacidade de se entender diverso acontecimento desse período.
O aluno pode a partir dos estudos referente a esse tema, entender no contexto historiográfico que o Brasil tinha um tipo de sociedade, cultura e política diferente, ou seja, antes da independência, o Brasil era diferenciado em diversas áreas, a educação mesmo era direcionada principalmente para a política, enquanto após a independência, a educação é voltada para a formação do ser humano, dessa forma percebemos que o estudo desse período é importantíssimo para que os alunos compreendam as grandes mudanças que aconteceu no Brasil.
Através da procura do entendimento e da analise de se perceber como os alunos do ensino fundamental são assessorados em relação ao conteúdo que os escritores trazem nos livros didáticos, iremos utilizar de algumas perguntas, para que possamos nos nortear, sendo assim buscaremos responder se a partir da analise do capitulo que aborda o tema “A independência do Brasil” é possível identificar a historiografia seguida pelos autores, entendendo se segue a perspectivas da renovação historiográfica ou da historiografia tradicional? Buscaremos analisar se a linguagem utilizada pelo autor é didática, clara e precisa? As atividades proposta no capitulo obedecem aos critérios de progressão para o