trabalho Grecia
CURSO-DE-EDUCAÇÃO-FÍSICA – LICENCIATURA-E-BACHARELADO
Prof: Derli Juliano Neuenfeldt
Integrantes do grupo: Daniela Petter, Geisibel Costa, Francieli Leonhardt, Franciéle Altmann, Tamires Nunes.
Data: 16/03/2015
Tema-de-pesquisa: Grécia Antiga
Síntese do material investigado Podemos dizer que o conceito esporte, no mundo ocidental surgiu na Grécia Antiga. Além de sua importância na educação, também eram realizadas diversas comemorações esportivas para homenagear os Deuses, sendo os jogos olímpicos a mais importante.
De quatro em quatro anos, a partir de 776 a.C, na cidade de Olímpia, os gregos se reuniam para a realização de um festival de competições, conhecido como jogos Olímpicos.
Eram realizas varias modalidades esportivas, musicais, poéticas, destacavam-se também as corridas simples, em trajes de guerra e em carros puxados por cavalos, as provas de salto, os arremessos de discos e as lutas corporais com os atletas quase sempre competindo nus.
Essa competição era de tamanha importância que guerras eram interrompidas para a realização da mesma. Mulheres eram proibidas de participar tanto como desportivas, tanto como expectadoras.
Apenas os homens disputavam as provas olímpicas, e os vencedores, como Coroebus, eram premiados com uma coroa de louros. As mulheres promoviam uma competição a parte, a Heraia, era um torneio feminino em homenagem á Hera, esposa de Zeus.
Os ginásio atenienses tinha a tarefa de transformar os menino em cidadãos completos. Lá os homens exercitavam o corpo e praticavam esportes.
O corpo nu era objeto de admiração, a expressão e a exibição de um corpo nu representava a saúde. Os gregos apreciavam a beleza de um corpo saudável. Para os gregos a beleza de um corpo era mais importante que uma mente brilhando.
Os atletas premiados nas olimpíadas eram recebidos com festa na cidade e quando morriam eram enterrados em túmulos especiais.