trabalho da grécia aniga
CAMPOS UNVERSUTÁRIO DE ARRAIAS
CURSO DE EDUCAÇÃO DO CAMPO – ARTES VISUAIS E MÚSICA
JAQUELINE SERAFIM DOS REIS
TRABALHO FINAL
ARRAIAS-TO, 2014
UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS
CAMPOS UNVERSUTÁRIO DE ARRAIAS
CURSO DE EDUCAÇÃO DO CAMPO ARTES VISUAIS E MÚSICA
JAQUELINE SERAFIM DOS REIS
TRABALHO FINAL
Trabalho apresentado a disciplina Introdução Á Filosofia 1º semestre do curso de Licenciatura em Educação do Campo –Artes Visuais e música da universidade federal de Tocantins - Campus Arraias,sob a orientação do professor Alessandro Pimenta.
ARRAIAS-TO, 2014
TRABALHO 1
A Educação na Grécia Clássica e as principais características da Paidéia Grega.
A Grécia surgiu através da reunião de diversos povos dentre eles os jônios e os dórios e seu período clássico se deu nos séculos V e IV a.c, tendo Atenas e Esparta como suas principais pólis.
Pode-se dizer que, nos primeiros tempos da Grécia o ideal de educação era baseado na arete que significa heroísmo. Explícita nos poemas de Homero (Ilíada e Odisséia) que expressavam a bravura e o heroísmo de Aquilis e Ulisses. Dessa forma, arete era entendida como um conjunto de qualidades físicas, espirituais e morais, ou seja, bravura, força, coragem, retórica. Segundo Jaeger,
O homem comum não tem arete e, se o escravo descende por acaso de uma família de alta estirpe, Zeus tira-lhe metade da arete e ele deixa de ser quem era antes. A arete é o atributo próprio de nobreza (JAEGER,1994, p. 26).
Portanto, esse processo de educação preparava o jovem para se tornar um grande guerreiro, no qual, o seu patriotismo era tão grande, que morrer por seu país era sinal de heroísmo. Dessa forma, a educação na Grécia se torna essencialmente militar, com o objetivo de transformar os jovens em bons soldados para defenderem a pólis (cidade-estado), pois, segundo Leão, "as cidades-estado gregas