Trabalho Geografia
Disciplina: Geografia
Professor: Cleomar
Recursos Minerais
Aluno: Douglas Marcellos Pereira
Henrique Kienen
Christian Gomes de Abreu
Alexander Francini dos Santos
Leonardo de Paula
Ensino Médio Integrado Mecânica Industrial 401 M
Blumenau, 10 de junho de 2014
Fluorita
Localização:
A fluorita ou fluorite é um mineral comum, cujo nome provém do latimfluere devido a sua fácil fusão; é composto basicamente de fluoreto de cálcio usualmente encontrada em cristais cúbicos, transparentes a translúcidos, de cor muito variável, com clivagem perfeita. Apresenta brilho vítreo, densidade relativa 3.18. É o quarto termo da Escala de Mohs de dureza. São frequentes maclas de interpenetração.
Características e usos:
Utilizada em siderurgia como fundente, na obtenção do ácido fluorídrico de onde se tira flúor e ítrio, bem como a indústria de vidros, esmalte, instrumentos ópticos e cerâmica.
A fluorita é relativamente pouco tóxica, quando comparada a outros compostos fluoretados sendo, inclusive, usada em ornamentos como colares, cristais captadores de energia dentre outros. Entretanto, como qualquer outro composto, sua ingestão é extremamente prejudicial nas doses acima do tolerável para fluoretação da água
É o mineral de minério de flúor mais importante, usado diretamente como fundente em metalurgia; como adorno; nas fundições de ferro; no tratamento dos minérios de ouro, prata, cobre e chumbo e antimônio, além de ser utilizado como gema.
Importância econômica:
A fluorita é a principal fonte comercial de flúor. Sua composição química é CaF2, correspondendo, quando pura, com 51,2% de Ca (cálcio) e 48,8% de F (flúor). Sua densidade oscila entre 3,0 a 3,6, possui dureza 4 na escala de Mohs, clivagem perfeita, hábito predominantemente cúbico, traço incolor, brilho vítreo e cores variando entre incolor, branco, verde, violeta, azul, amarelo e roxo. A