trabalho geografia
1. Má distribuição de renda, dívidas externas impagáveis e elevado crescimento populacional. 2. São industrializados e ou em fase de industrialização, tem um crescimento econômico e social maior que os demais países subdesenvolvidos, atraem investimentos internacionais.
3. A maior parte da população pertence á classe média e tem um elevado padrão de vida e de consumo.
4. Desenvolvimento industrial e tecnológico, elevados investimentos em educação e ciência e predomínio de população urbana.
5. Foi uma relação comercial até o final da 2ª Guerra Mundial, em que os países desenvolvidos vendiam produtos industrializados para os subdesenvolvidos e compravam matérias-primas destes.
6. Brasil, China, Índia e Argentina.
7. Com o fim da bipolarização e da oposição entre o capitalismo e o socialismo, as diferenças econômicas e sociais entre países ricos e pobres tornaram-se mais evidentes, como isto se criou uma nova regionalização em que os países do Norte são ricos e os do Sul são pobres.
8. Luxemburgo, Suíça e Japão.
9. São países com diferentes níveis de desenvolvimento, no entanto eles apresentam problemas sociais em maior ou menor escala, e são constituídos por países da América Latina, África, Ásia e Oceania.
10. É o indicador que avalia a qualidade de vida das pessoas, não considerando somente os indicadores econômicos, mas também considera as expectativas de vida e os níveis de alfabetização.
11. A expectativa de vida ultrapassa os 75 anos, as taxas de analfabetismo são baixas e o PIB per capita é elevado, com uma boa qualidade de vida.
12. É necessário que haja mudanças sociais contínuas e profundas, além de transformações econômicas.
13. A expectativa de vida é muito baixa, altas taxas de analfabetismo e o PIB per capita é baixo.
14.
a) A regionalização do mapa se baseia no critério dos países subdesenvolvidos e desenvolvidos.
b) Porção dos países subdesenvolvidos.
c) Porção dos países