Trabalho Geografia Energia Hidreletrica
A energia hidrelétrica é a obtenção de energia através do aproveitamento do potencial hidráulico de um rio. Para que esse processo seja realizado é necessária a construção de usinas em rios que possuam elevado volume de água e que apresentem desníveis em seu curso.
PROCESSO
TRAJETO DA ÁGUA.
Paramentos, barramentos, coroamento, encontros, descarregador de cheia, vertedouro, tomadas de água, descarregador de fundo, eclusas, comportas e escada de peixes.
PRODUÇÃO DE ENERGIA
A água passa por tubulações da usina com muita força e velocidade, realizando a movimentação das turbinas. Nesse processo, ocorre a transformação de energia potencial (energia da água) em energia mecânica (movimento das turbinas). As turbinas em movimento estão conectadas a um gerador, que é responsável pela transformação da energia mecânica em energia elétrica.
MAQUINAS
Turbo máquinas: Dispositivos fluido mecânicos que direcionam o fluido com lâminas ou pás fixadas em um elemento rotativo.
Turbinas Pelton: São turbinas de impulsão, acionadas por jatos livres de alta velocidade.
Turbinas Francis: São turbinas de reação, onde a água entra circunferencialmente através da carcaça da turbina e escoa em direção ao rotor.
Turbinas Kaplan: É uma turbina hélice de reação, e a entrada de água é defletida para escoar quase axialmente antes de entrar no rotor.
Turbinas Bulbo: É uma unidade geradora composta por um gerador envolto por uma cápsula.
VANTAGENS
Não requer o uso de combustíveis para a produção de energia, pois converte a energia potencial gravitacional da água represada nas barragens através de turbinas diretamente para energia elétrica. O preço não varia. Por não depender de combustíveis, o preço é constante. Para produzir energia hidrelétrica, um país não precisa importar combustível. É uma energia não poluente e renovável, pois não queima nenhum tipo de combustível. A energia elétrica gerada não depende da queima de quaisquer tipos de gases e matérias de