Revolta da Balaiada
Trabalho de Pesquisa
Professor Marciano
Lajeado, setembro de 2013
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
A grande parte da energia elétrica produzida no Brasil é gerada por usinas hidrelétricas, com isso o nosso trabalho abordaráeste tipo de energia, tendo como fonte de produção a força da água em movimento. A grande vantagem da energia hidrelétrica é que ela é limpa, ou seja, não é poluente.Contribuindo para o equilíbrio ambiental.
Para obter a energia, primeiramente é necessário uma enorme barragem sobre o leito de um rio com a finalidade de represar a água, onde forma um grande reservatório. Instala-se grandes turbinas em desnível, obtendo fortes quedas de água sobre as turbinas criando uma energia mecânica.A energia mecânica gerada nas turbinas é captada por um gerador de eletricidade que a transforma em energia elétrica.
A transmissão da energia que ocorre por meio das redes de transmissão de alta tensão é a ultima parte do processo.
DESENVOLVIMENTO
Normalmente as usinas hidrelétricas são construídas em locais distantes dos centros consumidores, esse fato eleva os valores do transporte de energia, que é transmitida por fios até as cidades. .A eficiência energética das hidrelétricas é muito alta, em torno de 95%. O investimento inicial e os custos de manutenção são elevados, porém, o custo do combustível (água) é nulo.
Apesar de ser uma fonte de energia renovável e não emitir poluentes, a energia hidrelétrica não está isenta de impactos ambientais e sociais. A inundação de áreas para a construção de barragens gera problemas de realocação das populações ribeirinhas, comunidades indígenas e pequenos agricultores. Os principais impactos ambientais ocasionados pelo represamento da água para a formação de imensos lagos artificiais são: destruição de extensas áreas de vegetação natural, matas ciliares, o