Trabalho Geo Fsc
Amazonia, região de grande extensão no território brasileiro, chamada por muitos de coração do mundo, é uma região coberta por um mar de nuvens baixas carregadas de umidade devido ao clima equatorial ali presente, com sua vegetação na sua maioria formada pela mata de igapós (constantemente inundada, é formada principalmente por palmeiras e árvores não muito altas, em terras de baixa altitude). Como a hidrografia da região é muito abundante, criam-se verdadeiros labirintos dos mares de água doce que incorporam a floresta Amazônica.
Fora das terras baixas,existem blocos montanhosos onde a floresta interpenetra os picos e se fixa nas grimpas (pontos mais altos) das montanhas.
A população desse domínio e na sua maioria ribeirinha utilizando a circulação fluvial na sua maioria,baixíssimo índice de densidade demográfica,e devido a isso o autor cita que neste local existe o maior estoque de paisagens naturais do setor equatorial do mundo tropical.
Ocorreram muitas tentativas de se produzir agricultura nas terras amazônicas, porem o solo pouco fértil dificultou essa implementação, salvo algumas exceções como o autor cita o exemplo de Tome-açu,onde japoneses com experiência no trato do solo,conseguiram fazer prosperam a agricultura nessa região.
Com a construção da rodovia Brasilia-Belem, o Brasil conquistou um grande avanço no que desrespeita a sua integração social, porem as conseqüências disso para a floresta não foram tão bem sucedidas assim, pois começar a construir e desmatar ao decorrer das marginais na rodovia,com a desculpa de que estava sendo implantado sistemas de agricultura,trouxeram grandes prejuízos para o solo,rede hidrográfica,fauna da região, sendo que não se fez nenhum planejamento estratégico para a preservação do ecossistema.Cuminado com isso hoje em dia temos a extração ilegal de madeira que completa a guerra entre empresas que só pensam no seu lucro, e ecologistas que tentam recuperar a maior