Trabalho gattaca
Reflita sobre a obra de Deus, quem pode endireitar o que ele criou torto?
Eu não apenas acho que nós agiremos sobre a mãe natureza, como também acho que ela quer que façamos isso (Willard Gaylen)
O DNA é composto de bases nitrogenadas, que são as letras do código genético, e o filme tem as letras do código no nome (Timina, Citosina, Guanina e Adenina). Conta a história de Vincent Freeman, que é concebido de forma natural, e nasce na condição de invalido, considerado pela sociedade como um portador crônico de doenças. O filme faz uma narrativa sobre um futuro possível, onde o destino de todo o ser humano depende de seu código genético. O avanço científico alcançou tal grau de desenvolvimento da manipulação genética em humanos, que torna a sua pratica muito comum (natural) e uma obsessão.
Os grupos sociais são as pessoas geradas de forma natural “ inválidos” , considerados pela sociedade como portadores crônicos de doenças , e as de concepção artificial ( válidos), pessoas inteligentes, capacitadas, dotadas de aptidões e sem nenhuma doença. Pessoas concebidas pelo amor, não tinham lugar de destaque na sociedade.
Mas não há genes para o destino, a evolução se da no laboratório, no planejamento genético do ser perfeito, e ideal, mas esta estrutura de perfeição acaba criando um conflito, onde quem é mais apto para fazer as coisas na sociedade. E mesmo com a interferência do homem, o ser modificado não esta livre de sofrer um acidente, levar um tiro e morrer, e ter depressão e querer cometer suicídio, nessa parte o homem não pode interferir.
No filme o Estado tem controle sobre as qualidades genéticas dos Validos, e entre eles existe a noção de equipe, mas somente para os validos, porque os inválidos não podem participar do mesmo grupo social que eles.
As grandes oportunidades apresentadas no filme eram direcionadas a pessoas