Atps empreemdedorismo
Apresentação
Para alguns, eles são considerados supérfluos. Para outros, são imprescindíveis à manutenção da auto-estima. Os salões de beleza são considerados por esse último leque de pessoas como um templo no qual se operam verdadeiros milagres. Verdadeiras fábricas de beleza nas quais o “processo produtivo” envolve desde a lavagem, corte, ondulação, penteado e tintura dos cabelos até outras operações de cuidado e arranjo dos mesmos. As ferramentas são os mais diversos materiais e técnicas, que adequadamente empregados embelezam a clientela de acordo com a moda e as exigências dos clientes.
Mercado
O mercado não é muito concorrido. A clientela geralmente é fixa e só procura a concorrência caso os serviços não sejam satisfatórios. Pode acontecer que o cliente prefira os serviços de corte de cabelo em um salão, manicure e pedicure em outro.
O ideal é que o empreendedor ofereça no seu salão qualidade e bons preços em todos os serviços disponíveis. Dessa maneira, ele manterá o cliente fiel ao seu salão. Além disso, esse é um ramo rentável, sobretudo quando o profissional se torna conhecido da clientela.
Estrutura
A estrutura básica deve contar com uma área de 20 metros quadrados, espaço suficiente para montar um salão de pequeno porte. O ponto deve ter instalações elétricas e hidráulicas em boas condições, com um ambiente bem iluminado, paredes e pisos claros e laváveis. É imprescindível transmitir a impressão de limpeza.
Para dar tratamento profissional ao negócio, é fundamental oferecer facilidade de estacionamento e ter sala de espera – ou pelo menos algumas cadeiras – com direito a cafezinho, água, TV ou música ambiente. É o mínimo de conforto a ser oferecido ao público de qualquer classe social.
Equipamentos
- Cadeiras e bancadas com espelhos
- Lavatórios, secadores
- Equipamentos para manicure, podólogo, depilador
- Havendo disponibilidade financeira é interessante adquirir equipamentos como conjuntos para